quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Resolução 1325 “Mulheres Paz e Segurança” pela ONU

O Conselho das Nações Unidas no dia 31 de Outubro de 2000 aprovou cinco resoluções (1325 Security Council Resolution) sobre as questões das mulheres, paz e segurança, onde reconhece a importância de incluir as mulheres nas negociações e construção da paz.

11 anos depois

No entanto, apesar dos compromissos dos países e da ONU e do trabalho dos activistas dos direitos das mulheres, as mulheres continuam a ser excluídas das negociações de paz formais. Nos últimos 25 anos, apenas 1 em 40 signatários de acordos de paz foram mulheres. Além disso, apenas 16% dos acordos de paz mencionam as mulheres, e muitas vezes até mesmo os que se referem a mulheres, fazem-no para restringir os seus direitos.

A tomada de decisão inclusiva não só é um processo melhor e mais propenso a levar a uma paz duradoura, mas também as mulheres têm o direito de participar na decisão sobre o seu futuro e o das suas comunidades e do país.

Não há paz duradoura que possa ser obtida após um conflito, a menos que as necessidades das mulheres sejam atendidas - e não somente a justiça para as vítimas de crimes de guerra, mas o seu envolvimento activo na criação de uma sociedade em que seus direitos sejam respeitados e suas vozes sejam ouvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário