quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PORQUÊ O AFEGANISTÃO?

 Quando a Operação Liberdade Duradoura foi lançada no rescaldo dos ataques do 11 de Setembro de 2001, a situação das mulheres no Afeganistão foi invocada como uma crise humanitária, justificando a intervenção militar .

Quando os EUA e o Reino Unido entraram no Afeganistão em 2001, eles prometeram melhorar a vida das mulheres afegãs. O governo de Portugal enviou as primeiras tropas em 2005. Nos últimos dez anos, alguns progressos foram feitos, especialmente nas áreas de educação, o direito ao trabalho e maior liberdade de movimento fora de casa.

No entanto, o Afeganistão é considerado o país mais perigoso para as mulheres.
As mulheres ainda continuam a sofrer discriminação e violência no Afeganistão. Isto inclui os casamentos na infância e forçados, a violência sexual e doméstica, e “baad”  a troca de mulheres e meninas como forma de pagamento ou para resolver disputas.

Para estudar, as jovens afegãs sujeitam-se a ser penalizadas por ataques de ácido "Quem me fez isto não quer que as mulheres tenham instrução. Quer que sejamos burras."

Dez anos após a intervenção militar, estamos a pedir ao governo de Portugal para garantir que os direitos das mulheres sejam centrais nas discussões sobre o futuro. Precisamos de todos para tomar medidas e lembrar ao governo as promessas que fizeram às mulheres afegãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário