quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CARE International

Direitos das viúvas
As viúvas enfrentam grandes desafios num país sem um sistema de segurança social, e onde não são fornecidas quaisquer subsídios/pensões ou habitação. As mulheres negoceiam há anos os seus direitos contabilizados nos sistemas nacionais de segurança social ao mesmo nível que os homens.
Em Cabul, a CARE International apoia viúvas com "grupos solidários" para construir uma voz colectiva para a contabilização das necessidades das mulheres, as suas aspirações e direitos. Até ao momento, cerca de 9.000 viúvas tornaram-se membros dos grupos - e defendem questões tão amplas como acesso a cuidados de saúde básicos, os direitos das raparigas à educação e direitos de propriedade para as viúvas. Vários membros do grupo estão actualmente representados no parlamento.
Em Julho de 2010 na Conferência de Cabul, um momento crucial no processo de paz no Afeganistão, apenas uma mulher foi convidada a participar nas negociações.  Não podemos permitir que essa situação se repita- A paz só pode ser durável, quando as vozes das mulheres forem ouvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário